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A água é um elemento fundamental para a vida. A promoção do seu consumo regrado e responsável, e o contributo para a promoção da efectiva qualidade da água das redes públicas, é uma exigência comum a todas as pessoas socialmente empenhadas.
Neste contexto, as duas garrafas objecto do concurso, procuram responder às exigências de uma população etária, social e culturalmente heterogénea, essencialmente em situações de portabilidade – garrafa de 0,5L – mas também para uso à mesa, refeições ou noutras circunstâncias sedentárias – garrafa de 1,5L – de forma a promover a utilização da água da torneira, para beber.
As diferentes necessidades dos potenciais utilizadores da garrada de 0,5L exigiram a resposta para as seguintes situações previstas:
- para beber água em situações mais informais, pelo gargalo da garrafa: tampa que pode ser aberta/fechada através de roscagem, que fica ligada à garrafa através de uma argola;
- para beber água através de outro recipiente, de forma a evitar o contacto da boca com a garrafa, situação mais higiénica: copo, que se fixa à garrafa, podendo-se transportar o conjunto;
- para situações mais inclusivas, de utilização por crianças ou por pessoas com dificuldades motoras: uma “segunda” tampa que possibilita a utilização de uma palhinha;
A proposta para a garrafa de vidro, potencialmente usada em situações mais clássicas, pretende invocar alguma sofisticação no gesto de servir a água com o conjunto garrafa + base; a base é também um recipiente com características isotérmicas que auxilia à manutenção da temperatura da água.
Para a inscrição da marca “Porto.”, recorreu-se às características fonéticas do próprio logótipo “porto ponto”; numa das peças de cada um dos conjuntos lê-se “Porto.” ao alto, na outra peça do conjunto vê-se o elemento gráfico, que se associa imediatamente ao logótipo: o PONTO.
 
Texto do co-autor - Paulo Seco

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