Entrar

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa @ Ana Paula L Camargo

O acervo on-line da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa  - BibVirt (www.bibvirt.futuro.usp.br) comemora 10 anos de existência. Além de comemoração este é o momento adequado para realizar uma retrospectiva das diretrizes e ações que transformaram a Bibvirt em um projeto de referência no cenário educacional brasileiro. Em 1995 o Prof. Dr. Fredric Michael Litto - criador do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação - Escola do Futuro/USP - detectou a carência de bibliotecas escolares no Brasil e idealizou o projeto BibVirt, batizada naquele momento de Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro. Em 2005 o nome do projeto foi alterado para Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa tendo em vista agregar obras e conteúdos literários dos países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.  A execução da tarefa de criação do acervo e trâmites iniciais ficou sob a responsabilidade de Ana Cândida Becker e desde então diversos foram os coordenadores responsáveis pela manutenção e expansão do projeto: Roberto Kirschbaum, Silvia Ricardo, Carlos Seabra e atualmente Ana Paula Leite de Camargo. 

Durante estes 10 anos importantes parcerias formam responsáveis pelo êxito da BibVirt. Dentre elas destacam-se a Fundação Roberto Marinho, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, AT&T Foundation, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Escola do Futuro da USP, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Ministério da Educação e Cultura/MEC, diversas faculdades da Universidade de São Paulo - USP, Estúdio Multimeios da USP, entre outros. A BibVirt é uma iniciativa que contribui para a criação de infra-estrutura ao ensino à distância e inclusão digital e foi o primeiro acervo on-line preocupado com a reunião de conteúdos multimidiáticos no cenário educacional que foram escolhidos de forma a atender as principais necessidades no contexto do país. 

O acervo do portal abrange as diversas áreas do saber e encontra-se categorizado por meio das diferentes mídias. Destacam-se entre os textos do portal as apostilas do Telecurso 2000, 700 obras da literatura brasileira e portuguesa em domínio público - obras essas, em grande parte digitadas por voluntários; 300 periódicos científicos da USP e de outras importantes instituições. Dentre as imagens encontram-se obras de mestres da pintura, dentre eles Jean Baptiste Debret, imagens de digitalizadas de frutas e aves do Brasil, litografias e xilogravuras, totalizando 6000 imagens além de parte do acervo permanente do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. O acervo sonoro é composto por livros falados conseguidos através de parceria com a Fundação Dorina Nowill e Fundação Shalon, programas da Rádio Escola, entrevista com Paulo Freire, etc. Fazem parte do acervo cerca de 500 vídeos educacionais e dentre ele os da TV Escola.

Um dos motivos que fizeram da BibVirt um projeto de sucesso foi o  pioneirismo na introdução de arquivos digitalizados de sons e imagens e veiculação de áudio e vídeo streaming.

Seu público alvo é composto de professores e alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior e seu objetivos principais são:

  • Disponibilizar gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares, e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares.
  • Oferecer um ambiente dinâmico e interativo, que promova a motivação dos estudantes e o aperfeiçoamento de suas habilidades de busca de informação, respeitando e estimulando a liberdade de investigação de todos os pontos de vista.
  • Acelerar a modernização da educação brasileira, ajudar a reduzir o isolamento das áreas rurais e de pequenas comunidades em todo o Brasil.
  • Facilitar o desenvolvimento de recursos humanos para a Era da Informação, capacitando-os para o uso das novas tecnologias de comunicação.

O portal Bibvirt foi inaugurado em 29 de setembro de 1997 e nestes dez anos de existência recebeu 7 prêmios iBest:

1999 - melhor site de Educação/Treinamento do Brasil pelo júri popular 2000 - melhor site de Educação/Treinamento do Brasil pelos júris popular e oficial 2000 e 2001 - melhor site de Arte/Cultura pelo júri popular 2003, 2004, 2005 e 2006 - um dos três melhores sites na categoria Educação e Treinamento pelo júri oficial

2005 - II Prêmio Telemar de Inclusão Digital na categoria Universidades - Região Sudeste.  Foi premiada também pela Secretaria de Estado da Cultura/ São Paulo.

Dois debates foram organizados pelo projeto BibVirt em 2001 e 2002:

  • A Biblioteca do Futuro?: Evento realizado no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos na capital de São Paulo que abordou temas relacionados ao impacto da tecnologia informática na difusão e democratização do acesso à informação, direitos autorais, papel, desafios perspectivas das bibliotecas na educação e na sociedade;
  • O papel da biblioteca na sociedade da informação e do conhecimento?: Evento realizado na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo que focalizou a importância das diferentes bibliotecas digitais e virtuais e sua função na sociedade digital.

No final de 2006 o portal BibVirt implementou layout mais arrojado e apropriado ao público alvo e de janeiro a julho de 2007 inaugurou sua fase de produção de conteúdos educacionais com a criação da série Categorias Literárias, um conjunto de 183 mini-programas de incentivo a leitura destinados principalmente aos deficientes visuais e público em geral. Prepara agora uma segunda série de mini-programas intitulada ?Estilos Literários? voltada para o universo da literatura brasileira e portuguesa.

A BibVirt é visitada por 20.000 usuários diariamente e academicamente é foco de trabalhos de mestrado, doutorado, congressos e artigos em livros além de ser um instrumento que colabora para a transformação das ações do professor, fato este que conseqüentemente leva à transformação do aluno induzindo-o à pesquisa. Desta forma pretende-se que um número cada vez maior de educadores faça deste projeto um recurso de pesquisa que efetivamente contribua para a disseminação do conhecimento nos pontos distantes e desfalcados, ou não, de bibliotecas no Brasil e no mundo.

0

Recomenda as competências de Ana Paula L Camargo

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa