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Autocaravana 1984 - Remodelação Completa @ Kalil Gaby

Esta é a breve história sobre como nasceu nosso motor-home (ou Carrinha, para os íntimos)


Em Maio de 2017 compramos uma autocaravana, onde a parte auto é uma Mitsubishi L300 e a parte caravana, uma Hymer alemã, ambas de 1984. No inicio, pensávamos que a "reforma" seria apenas pintar interior e pronto! Porém, como a vida não é esse conto de fadas, assim que começamos a limpar o interior da carrinha foram aparecendo algumas surpresas... Por exemplo, o piso estava totalmente deteriorado em função de um vazamento no banheiro. Aliás, o banheiro era um cenário de filme de terror e não pôde ser aproveitado. Imagine um box de chuveiro de 35 anos em plástico, na cor caramelo, rachado ao meio e colado com durepox. Agora pense em uma pia feita para combinar.


É uma pena que não conseguimos registrar o estado original da carrinha (na verdade, a ansiedade para desmanchar tudo foi tamanha, que esquecemos de fotografar). As fotos da galeria de imagens que você verá mais abaixo, são de outra autocaravana, porém muito semelhante à nossa. 

Etapa 1: Desmanche completo da Autocaravana

Iniciamos o projeto de remodelação desmontando as peças estragadas. Foi uma grande aventura com muitas descobertas, uma mais chocante que a outra. Retiramos um aquecedor quebrado que pesava uns 30kg; o frigorífico, que tinha sido remendado inúmeras vezes e já estava com um cheirinho desagradável que não saía mais; boa parte do piso, o que nos deixou temporariamente com o carro dos Flinstones; e todo o banheiro, que estava inaproveitável. No final desse processo restaram pouquíssimas partes da carrinha e foi então que percebemos que estávamos diante de uma reforma de verdade. 

O que fizemos? Arregaçamos as mangas e resolvemos fazer tudo novo, no nosso jeito!


Etapa 2: Tapar os buracos e iniciar a Marcenaria

Bom, começamos fazendo o fechamento do piso da carrinha. Usamos vigas de madeira para a estrutura, duas chapas formando um sanduíche e uma espuma de vedação para garantir um isolamento térmico e acústico. Agora sim, podíamos voltar a pisar no chão! Depois, resolvemos aumentar o móvel da cozinha com um armário novo para utensílios, e com isso diminuir a mesa que virava cama (o projeto é um grande quebra cabeça). Quem é que precisa de uma mesa para 4 pessoas e uma cama de casal extra em um espaço tão pequeno?

No novo projeto, a mesa / cama extra acabou virando uma mesa / sofá confortável.

Essa diminuição permitiu não só aumentar a cozinha, como também acrescentar uma arara de roupas do outro lado, com direito a gaveteiro para roupas íntimas! Agora, a cereja do sunday foi perceber que atrás da mesa / sofá ainda cabia um baú para arrumação. Procuramos aproveitar ao máximo todos os espaços da carrinha. Imagine você tentar colocar a sua vida inteira em 9m²! Além destas mudanças, ainda, aumentamos o roupeiro, colocamos nele uma sapateira e reconstruímos todo o banheiro. Depois, acrescentamos um nicho para guardar nossos discos de vinil em um espacinho que sobrou entre o banheiro e a cama e finalizamos com um baú no "quarto" para guardar a roupa de cama. O colchão foi feito sob medida e encaixou perfeitamente.



Etapa 3: Lixar e Pintar

Antes de iniciar esse processo, fizemos uma limpeza total em todo o interior com acetona para tirar o mofo e gorduras encrostadas. E como a carrinha é toda feita de madeira, nessa etapa lixamos tudo para tirar pinturas velhas. Nenhum cantinho se salvou da nossa lixa, lixamos até dentro dos armários! Depois, passamos um primer (ou primário) para tratar a madeira contra pragas e preparar para que ela pudesse agarrar bem as camadas de tinta nova.

Na verdade, usamos dois tipos de tinta: tinta de parede comum, para dar o efeito de "casa" às paredes e tinta de móveis para os armários para um resultado acetinado e resistente aos impactos. Foram necessárias 2 mãos de primer, 5 mãos de tinta de parede, e 5 mãos de tinta de móveis para conseguir cobrir tudo!!! Sem falar no verniz para as partes que resolvemos deixar em madeira aparente e a tinta preta brilhante para pintar a "nova" mesa.


Etapa 4: instalações Elétricas e Hidráulicas

Removemos toda a parte elétrica antiga da carrinha, porque fio velho dá muito problema (e esses já tinham 35 anos! Sem falar na quantidade de remendos e gambiarras que encontramos). Para fazer o sistema novo, confesso que nós assistimos a alguns videos do Youtube para relembrar as aulas de elétrica da faculdade... Então calculamos as cargas, a espessura dos fios, a potência dos disjuntores e colocamos a mão na massa. Fizemos dois quadros elétricos, um para 220v e outro para 12v, ambos alimentados por um um sistema híbrido que vem do alternador do motor, das placas solares que instalamos, ou ainda através de um conector externo que permite alimentar a carrinha eletricamente em áreas específicas de campismo. Depois, colocamos tomadas em todos os ambientes, desse jeito energia não falta!


Etapa 5: Piso e Tejadilho

Optamos em fazer o piso com tábuas de pinus, para dar um ar mais contemporâneo à nossa carrinha vintage. Para isso, projetamos exatamente o tamanho das peças e quantidade exata e fizemos os cortes da madeira na própria loja que as vendia. A montagem foi como a de um quebra cabeças! Então, passamos o rejunte entre as peças e depois lixamos bastante, até o piso ficar bem plano e, para finalizar, passamos 4 demãos de verniz próprio para pisos com proteção contra o impacto dos calçados.

No teto, aproveitamos para trocar as claraboias antigas, não só porque apresentaram vazamentos em chuvas durante a obra, mas também porque eram velhas e feias pra chuchu! A troca por claraboias novas foi feita pela empresa que nos vendeu as peças (essa foi a unica tarefa da carrinha que não fizemos com nossas próprias mãos, mas a gente acabou ajudando na oficina durante a raspagem do teto). Por último, instalamos as placas solares com controlador de cargas, inversor e baterias solares, a antena de televisão e o reservatório de água com 100L feito com canos de PVC.


Tempo total da obra: 60 dias corridos


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Autocaravana 1984 - Remodelação Completa

Remodelação completa de uma Autocaravana de 1984. Eu e minha namorada fizemos esse projeto em 2017 para passar nosso ano sabático com o pé na estrada.