Entrar

Identidade / cidade de Aveiro @ Marco Castro

Mestrado em Design / Master's Degree Project - UA  2017

A marca foi criada com base em dois conceitos. O primeiro, é a variação formal dos edifícios aveirenses. Com características muito peculiares, por vezes até exuberantes provenientes da Arte Nova, a arquitectura presente na cidade de Aveiro é sem dúvida uma referência tanto para o turismo como para a população residente. O segundo conceito que a marca apresenta é o azulejo. O azulejo está presente por toda a cidade, com variadíssimas formas e cores, sendo também este uma referência do local. Tanto a arquitectura como o azulejo, fazem assim parte da identidade da cidade de Aveiro.

Foi feito um levantamento de algumas formas arquitectónicas presentes na cidade de Aveiro e “re-desenhadas” em uma grelha 6x6. São imensas as possibilidades, embora aqui seja apenas apresentado um número reduzido.

A construção do logo é feita a partir da combinação das formas arquitectónicas. Tendo sempre por base a forma quadrangular, o resultado final da combinação será sempre um padrão inserido em um quadrado, o que remete aos azulejos de Aveiro. Desta forma se faz a união dos dois conceitos. Os padrões resultantes, podem ter variações quase infinitas, dependendo da quantidade de formas que existir para combinar.

A marca é versátil, ou seja, o padrão varia constantemente.

Fonte : helvética bold. 
O A cor usada na fonte sobre fundos claros, é sempre a cor mais escura presente no símbolo, para facilitar a leitura. Quando o fundo é escuro, a cor selecionada é a mais clara do símbolo.

Alguns exemplos de possíveis sub-marcas associadas à marca principal. Neste caso são apresentadas três imagens representativas de 3 bairros de Aveiro.

É possível variar as cores de cada padrão, não só neste caso específico da Câmara Municipal, mas em qualquer outro símbolo da marca Aveiro. A paleta cromática utilizada pode variar, por exemplo, de acordo com a luz solar. Se é um evento noturno, o símbolo assim o pode indicar.


Merchandising

9

Recomenda as competências de Marco Castro

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Identidade / cidade de Aveiro