Entrar

LIVRO "AS INTERMITENCIAS DA MORTE" DE JOSE´SARAMAGO | DISCIPLINA DE TIPOGRAFIA | DESIGN GRÁFICO E MULTIMÉDIA

IMPRESSÃO DO MIOLO E CAPA | ENCADERNADO COM LINHA | CAPA PAPEL 260 GRAMAS | ILUSTRAÇÕES E LETTERING DA MINHA AUTORIA

RESUMO DO LIVRO: 

"Resumidamente, o livro fala de um país em que um dia acordam e ninguém mais morre. Independentemente de terem uma doença, um acidente ou até se tentarem matar ou cometer o suicídio, ninguém. As pessoas ficam felizes de inicio, mas começam a perceber que afinal é uma tragédia. Pessoas definham e sofrem constantemente, hospitais ficam lotados e caóticos, e por consequência, as funerárias ficam sem clientes.

É então que um velho tem uma ideia para morrer, juntamente com o seu neto bebé, (também sem salvação) serem transportados para o país vizinho.

A notícia deste ato espalha-se e a família é condenada pelos media e pela população, até se ficar a saber que práticas semelhantes começam a ocorrer por todo o país, nuns casos por misericórdia, noutros para as famílias se verem livres dos pesos mortos que os seus velhos constituem.

Surge, então, um grupo que organiza o transporte das pessoas que desejam morrer, auto-denominado de Máphia, que chantageia o governo, conseguindo que a maior parte dos vigilantes seja desativada e que 35% passem a trabalhar para a Maphia.

A intenção da Morte com a sua «greve» é mostrar aos seres humanos o que seria viver para sempre, mas, ao constatar os resultados dramáticos de tal experiência, decide fazer regressar tudo à primeira forma. E, assim, as pessoas voltam a morrer.

Passado algum tempo, uma das cartas anunciadoras da morte é devolvida várias vezes, o que faz com que a vítima (um violoncelista) permaneça vivo para além da data estipulada para a sua morte. Esta decide, então, alterar o verbete do violoncelista, mudando-lhe o ano de nascimento para o seguinte, o que faz com que o homem se torne um ano mais novo.

A Morte decide disfarçar-se de mulher, instalar-se num hotel e ir vê-lo atuar ao vivo. Os dois conhecem-se, encontram-se um par de vezes e, certo dia, ela encontra-se com ele na casa deste, transportando consigo no bolso a carta fatídica. No entanto, os dois acabam por dormir juntos e ter relações sexuais. A Morte queima a carta.

No dia seguinte, ninguém morreu."



1

Recomenda as competências de MARILUSTRA

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

LIVRO REDESENHADO