Entrar

O que é o Talk A Bit?


“O Talk A Bit (talkabit.org) é uma conferência organizada por estudantes onde se discutem o temas mais atuais da Tecnologia num ambiente motivador e amigável.

É um evento organizado anualmente por estudantes do mestrado integrado em Engenharia de Computação e Informática na FEUP (Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto, Portugal).

Tudo começou em 2013 com menos de 150 pessoas presentes e uma conferencia interna a universidade. Na terceira edição teve mais de 500 participantes desde estudantes de engenharia informática a especialistas na área.

O tópico da quarta edição foi o impacto social da tecnologia com o intuito de inspirar os criadores de amanhã a agir com uma maior responsabilidade social. (...)”

O Redesenho do logo do Talk A Bit


Nesta quarta edição do evento decidiu-se que seria necessário fazer uma alteração da imagem do evento uma vez que ao longo dos últimos 4 anos a imagem usada já tinha sofrido várias alterações muitas vezes grosseiras e não premeditadas, que foram pondo em evidencia as limitações do logo original do evento. Era um logo ergonomicamente difícil de usar, com tipografia esticada, constituído por uma gama de gradientes que dificultavam a sua aplicação em vários fundos, e que o aproximavam de um carácter mais ilustrativo deixando caminho livre para aplicações excessivas.

Ainda que pudéssemos optar por criar um logo de raiz achamos que seria precipitado por em causa uma imagem que se tinha vindo a estabelecer com sucesso (um símbolo reconhecível e icónico) ou o próprio conceito que codificava esta identidade: a marca azul resultava da junção de um símbolo de loading e de um balão de fala, ou seja, o evento era um intervalo para recarregar ideias e aumentar o nível de conhecimento.

Talk A Bit 2016 (4ª Edição)


O que nos propusemos fazer foi redesenhar o logo no mesmo esquema mas com uma proporção mais equilibrada, tipografia corrigida e substituindo o gradiente por uma cor plana devolvendo-lhe uma estabilidade visual e maior maturidade. (Ainda que reconheçamos que a junção do loading com o balão de fala se tenho tornado menos reconhecível perante a simplificação do desenho inicial até ao seu perfil mais icónico, fazendo agora um paralelismo ao conceito de "cérebro" e "neurónios")

Para além deste rebranding em que mantivemos como tipografia de marca a fonte Decima, estabelecemos um novo logo e uma cor de marca, tivemos de desenhar a comunicação desta quarta conferencia sob o tema: “Impacto Social da Tecnologia”.
Para o efeito focamo-nos nos 6 temas chamariz do evento (Uberification, Smart Cities, Information Security, Internet of Things, Enterprise Mobility) para desenvolver 6 cartazes de promoção, id badges, t-shirts, sinalética, e banners. Para além deste material também orientamos parte da concepção do site oficial do evento.

Obrigado pela atenção :)

Behance

6

Recomenda as competências de Válter Santos

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.