Entrar

The Rolling Stones – The Satisfaction @ Rita Salvado

29 de maio de 2014, 90 mil pessoas reúnem-se em Lisboa, o maior concerto alguma vez dado em Portugal. Pouco passava das 23h30 e o mar de gente não tem fim à vista: é uma visão impressionante. Pouco depois da hora marcada, eles, os tão aguardados The Rolling Stones entram em palco. 70 anos de idade e mesmo assim capazes de arrasar com a maioria dos de 20. Sente-se um arrepio geral, afinal “é a última vez que eles vêm cá” ou “é a minha única oportunidade para os ver” – ouve-se entre o público. Uma instituição, um marco incontornável do rock n’roll aqui entre esta maré de gente, ninguém duvida que “Os Stones são os maiores”.

Começam com “Jumpin’ Jack Flash”, seguida de “It’s only Rock n’ Roll (But I Like It)”, mas apesar do início forte, o primeiro dos momentos altos da noite foi à quarta música, quando Mick Jagger chama ao palco “um amigo” – Bruce Springsteen – para tocar com eles “Tumbling Dice”. Ver o Boss e Stones a partilhar um palco é épico, Jagger e Springsteen numa espécie de duelo vocal levaram a multidão ao delírio com aquele que será, sem dúvida, o momento mais recordado da noite.

Mas os convidados não acabaram por aí. Mais tarde, Gary Clark Jr., que tinha tocado antes de Rolling Stones, subiu novamente ao palco para tocar “Respectable”. E Mick Taylor (ex-Rolling Stones) ainda acompanhou a sua antiga banda em algumas músicas.

Com uma pequena quebra no ritmo do espectáculo, Keith Richards pega no microfone e toma o lugar de vocalista em “You Got The Silver” e “Can’t Be Seen”. Ninguém pode dizer que Richards não é ele próprio um símbolo da banda, tanto ou mais que Jagger, mas enquanto a sua presença com a guitarra e a sua habilidade com a mesma é incomparável, na voz não consegue ter o mesmo impacto.

Se a primeira parte do concerto foi boa e surpreendente, a segunda foi previsível, mas ainda melhor. “Start Me Up”, “Sympathy for the Devil” e “Brown Sugar” fecharam para o encore expulsivo de “You Can’t Always Get What You Want” e “(I Can’t Get No) Satisfaction” – o final que pôs a Bela Vista a cantar em uníssono.

É em “Sympathy for the Devil” que Mick usa uma das suas roupas mais extravagantes, uma capa de plumas vermelha e preta, uma interpretação de si como Diabo. Faltou “Paint it Black” e “Angie” para matar todo o bichinho que se foi criando com a expetativa.

Fascinante a forma como um homem de 70 anos, “uma diva” que procura a atenção das câmaras a toda a hora e tem constantes mudanças de guarda-roupa consegue ao mesmo tempo ser “a vedeta” e o vocalista esforçado. Tentando várias frases em português como “São um público maravilhoso”, ou “Boa noite, Lisboa. Estão bem? Não sei mais nada em português.”, Jagger não é o arrogante prepotente que julgamos, é um mestre do espectáculo que, aos 70 anos, não pára e se desdobra em mil personagens para dar ao público aquilo que ele quer ver, um espectáculo de rock n’roll.

0

Recomenda as competências de Rita Salvado

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

The Rolling Stones – The Satisfaction