Entrar

O "DesGuia" define-se como um dispositivo para a regeneração do espaço urbano e interação social tendo, como principal objectivo a criação de uma nova vivência do espaço urbano. Desta forma, pretendeu-se alterar o modo como os vimaranenses viam a sua própria cidade a partir da interação social proparcionada pela atividade lúdica, sob a forma de pequenos desafios.

O projeto "DesGuia" é uma forma de contrariar a tendência de transformar o Património Histórico em representações teatrais, criando uma efetiva relação com o espaço urbano. Trata-se de um jogo ubiquo para o espaço, no espaço e com o espaço, um jogo omnipresente que conduziria os habitantes a explorarem novas perceções eperspetivas do espaço urbano comum, a reapropriarem-se do mesmo ou a transcender as circulações actualmente dominantes. Pretendeu-se resgataro "brincar na rua" através da apropriação do espaço como se tratasse deum tabuleiro de jogo, alterando a perceção física e emocional, sobrepondo o passado e o presente, o imaginário e o real, o quotidiano eo lúdico.

Projecto realizado no âmbito das iniciativas de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.

Trabalho académico desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Design e Multimédiada Universidade de Coimbra, sob a orientação do professor Nuno Coelho e do professor Licínio Roque.

0

Recomenda as competências de Márcia dos Santos

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Projecto