Entrar

Infografismo Campo Ampelográfico do Esporão @ José Miguel Cardoso

Este infografismo foi encomendado pela companhia vinícula Esporão, com o objectivo de apresentar o seu Campo Ampelográfico. Um campo de ensaios com 9,7 ha, instalado na Herdade do Esporão, em 2011, no qual foram plantadas 189 castas (vitis vinifera l.).

O Campo reúne todas as castas da região do Alentejo, todas as castas da região do Douro, as principais castas de todas as regiões vitivinícolas de Portugal, outras castas nacionais com pouca expansão mas com potencial vitivinícola, e castas internacionais com potencial para esta região do Alentejo.

Tem como objectivos: Avaliar as potencialidades vitivinícolas de cada casta no mesmo terroir e retirar conclusões científicas que sirvam o negócio e a viticultura em geral. Preservar parte do património vitivinícola nacional, plantando castas em risco de desaparecerem dos encepamentos. Estudar a adaptação de cada casta às alterações climáticas e a modos de produção mais sustentáveis (viticultura biológica) de modo a garantirmos a qualidade dos nossos vinhos no futuro. Deste campo, foram já efectuada microvinificações das seguintes castas: Cercial, Folgasão, Tinta Francisca e Vinhão.

A estratégia para a criação do info-grafismo passou por uma divisão horizontal em três partes. Na primeira aparece um desenho da paisagem do campo ampelográfico, que oferece ao observador uma mais completa sensação do lugar. A vista desenhada mostra a grande quantidade de linhas de videiras, do Campo Ampelográfico. Cada uma das linhas contém uma casta diferente. A segunda parte oferece diversas informações acerca do Campo ampelográfico tais como a sua localização no contexto da Península Hibérica, a sua àrea, o número de castas e os seus objectivos. Na terceira parte estão representadas a totalidade das 189 castas através da sua folha, com a designação tinta, branca ou rosada e o número de linha onde se encontra. Todas as folhas foram desenhadas com a forma correcta, a partir de exemplares da própria casta.

1

Recomenda as competências de José Miguel Cardoso

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Infografismo Campo Ampelográfico do Esporão