Entrar

Master Dissertation Project - Sabão com Arte @ Daniela Castro

Master Dissertation Project - Sabão com Arte


Universidade de Coimbra

Estágio/Dissertação - Orientação de António Silveira Gomes e Maria João Buzano

2018​​​​​​​

Resumo


O design possui um campo de atuação cada vez mais diversificado. Desta forma, tem vindo a deixar de agir, somente, no desenvolvimento de produtos para o mercado corrente, para se dedicar à área de criação de serviços que beneficiem a sociedade.

O presente trabalho pretende apresentar o processo de intervenção do Design Social e Participativo no auxílio da comunicação de um projeto social inovador que visa a produção artesanal de sabão. A saboaria Sabão com Arte representa um modelo económico de empreendedorismo social, criado pelo Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC). O seu grande objetivo é conciliar a finalidade social com a sustentabilidade financeira, ao promover a criação de oportunidades de trabalho para jovens em situações de vulnerabilidade social, através da criação de um produto inspirado na cidade de Coimbra.

Com este trabalho, procura-se refletir e aprofundar o entendimento do design em contextos de inovação social, realçando o papel do designer na colaboração em projetos de cariz social, ao facultar ferramentas importantes para a obtenção de uma economia sustentável. 

Em termos práticos, o objetivo desta dissertação passa pela intervenção na reformulação da comunicação deste projeto social, contribuindo para a sua melhoria e, consequentemente, para a sua eficácia comunicacional, potenciando a concretização das intenções sociais deste projeto.

4

Recomenda as competências de Daniela Castro

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Master Dissertation Project - Sabão com Arte

This project seeks to integrate participatory design processes with social innovation by using auxiliary communication media for social enterprise. It was sought to improve the communication of this project through co-intervention.