A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adotar
uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida.
Atualmente vivemos num ritmo muito dinâmico e stressante pelo que não podemos descurar de uma
boa alimentação, sendo esta a que nos proporciona tantos benefícios tais como regular o peso, evitar
doenças, melhorar sistema imunitário e auto-estima.
Para quem mantém uma vida citadina, várias são as alternativas de restaurantes e take-away para evitar
o trabalho de cozinha em casa. Porém cada vez mais prevalece o consumo de fast food, uma comida
rápida e apetecível, do que uma refeição consciente rica em nutrientes.
A entrada na universidade marca a vida da maioria dos jovens que iniciam a sua vida independente.
Grande parte dos mesmos coloca em segundo plano a preocupação com a alimentação e consomem
refeições mais rápidas e simples de confecionar que, por norma, refletem ser os pratos mais calóricos.
Pretendemos projetar um mercado de produtos com boas práticas de cultivo.
Estando a par das tendências fast food e da sua procura entre a camada mais jovem, consideramos
importante criar um sistema que possibilite aos estudantes universitários um acesso rápido e apelativo
a alimentos saudáveis. Por isso é estabelecida uma identidade que vai permitir a toda a comunidade
académica uma maior proximidade aos produtos da periferia da cidade, sendo eles produtos sazonais
e nacionais sem recurso a químicos ou produção em massa.
Incentivamos nos jovens um consumo de produtos frescos, como legumes e frutas e desenhamos para
eles ementas motivadoras com óptimos valores nutricionais, tal como sandes, batidos e saladas.
Este mercado é virtual, onde o consumidor acede aos alimentos que estão disponíveis e da mesma
forma aos menús estabelecidos para a semana. Este, encomenda previamente online o que pretende
receber e os colaboradores tratam de levar o pedido aos consumidores.
BMS (Bolsa de Mérito Social): designação dada ao Programa criado pelos Serviços de Ação Social
da Universidade de Aveiro que permite aos estudantes cooperarem nas atividades de apoio desenvolvidas na UA.
Comunidade académica: todo aquele que possui número de identificação interno, ou seja, número mecanográfico
(pode incluir tanto estudantes como funcionários), que lhe dará acesso depois na confirmação da encomenda.
PROVE (Promover e Vender): entidade que pretende contribuir para o escoamento de produtos locais,
fomentando as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estabelecendo circuitos curtos
de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores, com recurso às TIC.
SASUA (Serviços de Ação Social da Universidade de Aveiro): entidade responsável pela gestão do mercado
e pela contratação dos alunos.
Como funciona:
TEAM (esq. para dir.)
Patrícia Mendes
João Jesus
Bianca Silva
Nuno Almeida
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