Entrar

CARISMA - ILUSTRAÇÃO\COMPOSIÇÃO PLÁSTICA @ carla maria da silva monteiro

Titulo: CARISMACriado para participar do Premio Carmen-Miranda, Marco de Canaveses, 2016.Dimensão: 98 x 75cm

Tecnica: mista. Desenvolvimento do projecto: Desenho manual, a lapis, posterioremente definido a caneta fina preta-gel. Colagem sobre colagem. Detalhes coloridos a lapis de aguarela, pastel e lapis de cor, envernizados posteriormente com cola branca. Fundo esfumado a pastel seco. Azulejo: impresso, recortado e montade, posteriormente envernizado.

Tempo de construção: 96horas

Moldura: fina simples com rebordo interior em cartão cor: casca d’ovo. Frente: painel acrilico (substitui o vidro) mate.

Assinado em Maio de 2016: De L’âme\Carla Monteiro

Conteudo:

Inspirado na lendária Carmen-Miranda. Da esquerda superior descendo:

Pássaros tropicais, aves do paraiso e rosas bravas, misturam-se compondo um ramos de sensações e coloridos proprios do Brasil, contornados com a sobriedade do azulejo Portuguesa. Encaixam os recortes e colagens numa base que se incia em sentido ascendente a outra ligação historica, que nos leva pelos passeios da calçada portuguesa (zona inferior e central do desenho) até Viana do Castelo,atraves das contas douradas e os brincos tradicionais. Mais acima o Galo de barcelos nos faz passear pela imagem criativa dos acessorios e turbantes da menina Miranda. Carisma, o show e envolvencia da artista, pela pose das mãos tão caracteristica. O lenço tipico da mulher de outros tempos, bordado a rosas e a guitarra portuguesa fazem parte mais uma vez da transição entre dois mundos que pertenceram á origem de Carmem Miranda.

Recomeçando, pela margem direita da imagem esguia da artista, no canto superior. Os traços remetem o “leitor” para Marco de Canaveses atraves da historia que nos conta a bandeira da cidade. Cerejas de Resende presentes entre os cachos do cabelo da artista, assim como as espigas de milho, cachos de uvas, a oliveira e ainda o corno de ovelha, fazem recordar as actividades agricolas da zona, fortemente preservadas. Procurei com este trabalho enaltecer o lado Carismatico, mistico e sensual da pequena Grande artista Carmem Miranda, falando por cores e ausencia delas, das ligaçoes profundas entre a raiz de nascimento- Chão- e o pais de acolhimento- Viagem.

Este trabalho deu-me um prazer imenso em realizar, foi o mais demorado que ja fiz até ao dia, e o mais trabalhado a nivel de linha.

0

Recomenda as competências de carla maria da silva monteiro

    Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

    CARISMA - ILUSTRAÇÃO\COMPOSIÇÃO PLÁSTICA