Entrar

Fotografia industrial para a marca FEBI Truck @ Fernando Martins Ribeiro

Os heróis da estrada


O Bilstein Group é um dos principais especialistas mundiais no mercado independente de peças auto, para reparação de veículos ligeiros e comerciais. Entre as várias marcas que comercializa, encontra-se a FEBI.


No seguimento da criação das imagens para outra marca do grupo, a Blue Print (o case study pode ser lido aqui), fui convidado para criar as novas fotografias industriais para a marca FEBI Truck.


Por se tratar de uma marca diferente, o conceito para as fotografias foi necessariamente diferente.


Conceito

Ao contrário das peças de automóvel, as peças para camiões são maiores, mais pesadas e com aspetos de design bastante diferentes das peças para automóveis.


Neste caso optou-se por um fundo preto que normalmente é associado a força, e que me pareceu bastante adequado para este tipo de peças. Por se tratarem de peças de grande dimensão, procurei transformar cada peça num verdadeiro herói da estrada.


A imagem que culturalmente temos gravada dos heróis, é de olharmos para cima para essa personagem que parece ser maior que todos nós. Foi esse ponto de vista que procurei, fotografando as peças como se fossem edifícios, estruturas altas com uma escala várias vezes maior que a realidade.


Este ponto de vista permitiu evidenciar vários aspectos do design das peças que normalmente passariam despercebidos, mas que ao acrescentarem detalhe à imagem, nos chamam a atenção para o trabalho de design que está em cada peça.


Trabalho gráfico

Como as fotografias são parte de um projeto de comunicação, durante as várias sessões fui verificando e testando as fotografias captadas para garantir a sua flexibilidade em futuras aplicações gráficas, como brochuras, outdoors e páginas web.


Resultado

À semelhança do trabalho para a marca Blue Print, também estas imagens permitiram aumentar a visibilidade da marca FEBI Truck, demonstrando que uma boa fotografia industrial é muito importante para comunicar os valores e qualidades das peças.


Estas são algumas das fotografias criadas, bem como, várias aplicações criadas pelos designers da FEBI Truck.

Fotografia de publicidade

Para além das imagens criadas para a biblioteca de imagens da marca, também foram criadas imagens especificamente para publicidade, como é o caso da imagem abaixo.


O processo de criação é semelhante a outras imagens de publicidade: com base na mensagem que se pretende transmitir, são discutidas ideias para a imagem, neste caso resultando num esquisso. Aprovada a ideia, passa-se para a fase de criação da imagem, mantendo presente o design gráfico que irá se utilizado como suporte. Criada a imagem, o design gráfico fecha a peça, tornando-a pronta para divulgação.

Fotografia para web

As fotografias de produto industrial criadas são extremamente versáteis, sendo utilizadas no catálogo web, no banner do site da FEBI e em comunicações da marca com o seus clientes, rentabilizando ao máximo o investimento efetuado.

Trabalho desenvolvido para a marca FEBI Truck

Conceito e fotografia por Martins Ribeiro


Obrigado pela visita

Feedback, perguntas ou apenas dizer Olá é sempre bem vindo


1

Recomenda as competências de Fernando Martins Ribeiro

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Fotografia industrial para a marca FEBI Truck

Projeto de fotografia industrial para a marca alemã FEBI Truck (parte do grupo Bilstein), que consistiu em criar um conceito para as imagens, criar uma biblioteca de imagens e ajudar no desenvolvimento de ideias para futuras publicidades.