Entrar

Em abril de 2019, a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural - lançou a concurso a conceção da identidade gráfica para o Teatro do Bairro Alto em Lisboa. Experimental, este teatro pretende afirmar-se como um novo espaço de diálogo entre público, encenadores, atores e peça, num ambiente de acessibilidade universal e consciência social.


Como requisito principal tínhamos o uso do acrónimo TBA, como referência à expressão to be announced. Era importante também que a comunicação transmitisse uma ideia de work-in-progress.


A inclusão é a componente que melhor caracteriza o perfil do teatro. A sua assunção enquanto ponto de partida que acolhe diferentes discursos, a possibilidade de apropriação de quem atua, dança, discursa, visita ou simplesmente assiste. Esta é a noção estratégica que traz ao TBA o mote que define um SISTEMA de marca e comunicação infinitamente adaptável. Um discurso universal, uma partilha que dá, recebe e se materializa num novo resultado, inclusivo, único e originário do Teatro do Bairro Alto.


A identidade TBA representa graficamente a experimentação e a vertente discursiva do teatro, num diálogo constante e inclusivo, que se constrói e se desenvolve de acordo com o ambiente que o rodeia.


A perspectiva, o foco, também se altera conforme o discurso — um discurso aberto, de igual para igual, sempre em evolução.

O a. O bairro Alto. O Teatro que não é do Bairro mas é do Bairro Alto. Mas que não é bem no Bairro Alto. 

O a que distingue o Teatro do Bairro do TBA, que procura evitar confusões de identidade. Um a singular.

A personalização dos caracteres, com especial ênfase no t e no a, permite criar 

um logótipo único e facilmente reconhecível.

o conceito do ábaco

O sistema de identidade é desdobrável, abrindo-se para incluir discurso, imagética ou até para se associar a outras entidades. 

O sistema constrói-se também em volta do tema a tratar, da perspectiva do discurso que varia e se adapta aos diferentes públicos. O espaçamento entre os caracteres da sigla torna-se assim numa tela em branco, que se ajusta ao conteúdo que acolhe, expandindo-se e retraindo-se conforme a necessidade.


Ao definir as diferentes camadas do poster e como interagem, é possível criar um sistema do qual toda a comunicação do TBA pode ser construída e evoluída.

website

by studium

ver o caso de estudo completo aqui

05 . 19


direção criativa . Sérgio Magalhães

direção de arte . Catarina Rodrigues

design gráfico . João Desidério . Tiago Nogueira

11

Recomenda as competências de Tiago Nogueira

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Teatro do Bairro Alto (Branding)

Proposta de identidade e comunicação gráfica para o Teatro do Bairro Alto — TBA.