Entrar

Um projecto de natureza académica, que representa duas personagens opostas: um, a epítome da moralidade; o outro, um carácter desviantes. O objectivo era representar ambos através de um objecto editorial de aproximadamente doze páginas, de formato livre.

Como personagens opostas, Martin Luther King Jr. e Malcom X, dois activistas do movimento dos direitos sociais nos Estados Unidos, na década de sessenta.

Activista e líder cristão, Martin Luther King ganhou popularidade nos Estados Unidos na década de sessenta. Destacou-se pela sua abordagem não violenta face ao movimento e o conhecido discurso “I have a dream”, sendo que ambos contribuiram para consolidar a imagem de um líder sóbrio, justo e de forte carácter. Por sua vez, Malcom X, de nome Malcom Little, assumiu uma postura marcadamente mais proactiva e uma abordagem mais violenta perante o movimento. Tal como para Martin Luther, também para Malcom X a religião desempenhou um papel importante, tendo sido um membro activo da Nação dos Islão.

O passado reliogoso de ambos foi a principal influência no que às cores diz respeito. Para Martin Luther, o moralista, a escolha recaiu sobre o roxo, comumente associado à religão cristã e à espiritualidade, uma cor de forte simbologia. Por sua vez, para Malcom X a cor escolhida foi o vermelho, cor fortemente associada à religião em questão, de si marcadamente forte, poderosa e activa. Quanto aos formatos, os escolhidos foram o A4 e o A3, para Martin Luther King e Malcom X, respectivamente. O A4 (29x21cm) pela facilidade de leitura e aceitação por parte do leitor, por ser um formato comum, rapidamente reconhecido e assimilado, que cumpre as normas. Contrariamente, o A3 é um formato não comum. Pela sua presença imponente, é um formato que exige atenção e a leitura do objecto torna-se um desafio.

Dois cadernos. Um é sóbrio e cuidado. Outro é imponente e irreverente. Num, nada tem particular destaque. Noutro, tudo exige um segundo olhar. São opostos.


0

Recomenda as competências de Ana Catarina Sardo

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.