Entrar

Este manual de identidade foi executado no âmbito da disciplina de Oficina de Design II inserida no Mestrado em Design e Multimédia. O projecto é a compilação de todo o desenvolvimento da criação de uma identidade visual para
o parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Considero que é essencial mencionar o meu posicionamento na criação deste projecto, já que adoptei sempre uma abordagem crítica.



Portugal dos Pequenitos é um parque pedagógico destinado particularmente à criança com o intuito de demonstrar além dos aspectos arquitectónicos, também a história do Império Português. Foi assim que a 8 de Junho de 1940 se realizou a sua inauguração no Largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra. Projectado pelo arquitecto Cassiano Branco e idealizado pela iniciativa do Professor Bissaia Barreto é considerado um parque que vive essencialmente do espírito nacionalista do tempo em que foi projectado. A representação de monumentos em escala reduzida, assim como os inúmeros elementos da arquitectura e História de Portugal são o retrato vivo da presença portuguesa no mundo, sendo um reflexo do passado e um referencial pedagógico para muitas gerações.



Ao analisar a toda a contextualização económica, social e política em que Portugal vivia na época da criação do Portugal dos Pequenitos, pude verificar que o arquitecto Cassiano Branco teve todo o mérito no que toca à conjugação dos principais elementos dos diversos edifícios arquitectónicos existentes em todo Portugal. Devido a este facto, desenvolvi toda minha pesquisa e estudo no sentido de conseguir representar aglutinação e a junção de todas estas caracterizas numa só peça – num só edifício. Esta característica verifica-se com especial enfoque na área designada de “Portugal Monumental” situada no centro do parque temático. O arquitecto teve obrigatoriamente que seleccionar determinados elementos, os quais identificassem a região a ser retratada e conjuga-los num único pavilhão. Posteriormente verifiquei que devido à pouca identificação no local
e fora deste, observei que muitos dos visitantes não conseguem identificar e reconhecer os elementos arquitectónicos lá representados. Deste modo, e utilizando o facto da ineficácia e da carência de informação no local, achei pertinente adoptar a mesma atitude de selecção que o arquitecto Cassiano Branco utiliza inicialmente no seu processo de trabalho. Esta selecção terá assim como ponto de partida, um conjunto estruturado de elementos, que aleatoriamente extraia partes, resultado da desconstrução. Um conjunto simplificado de elementos de difícil reconhecimento, será a resposta crítica à falta de informação histórica por todo o parque temático.

MatrizEste manual de identidade foi executado no âmbito da disciplina de Oficina de Design II inserida no Mestrado em Design e Multimédia. O projecto é a compilação

de todo o desenvolvimento da criação de uma identidade visual para o parque temático Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Considero que é essencial mencionar

o meu posicionamento na criação deste projecto, já que adoptei sempre uma abordagem crítica.


Portugal dos Pequenitos é um parque pedagógico destinado particularmente à criança com o intuito de demonstrar além dos aspectos arquitectónicos, também a história do Império Português. Foi assim que a 8 de Junho de 1940 se realizou a sua inauguração no Largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbra. Projectado pelo arquitecto Cassiano Branco e idealizado pela iniciativa do Professor Bissaia Barreto é considerado um parque que vive essencialmente do espírito nacionalista do tempo em que foi projectado. A representação de monumentos em escala reduzida, assim como os inúmeros elementos da arquitectura e História de Portugal são

o retrato vivo da presença portuguesa no mundo, sendo um reflexo do passado e um referencial pedagógico para muitas gerações.



Ao analisar a toda a contextualização económica, social e política em que Portugal vivia na época da criação do Portugal dos Pequenitos, pude verificar que o arquitecto Cassiano Branco teve todo o mérito no que toca à conjugação dos principais elementos dos diversos edifícios arquitectónicos existentes em todo Portugal. Devido a este facto, desenvolvi toda minha pesquisa e estudo no sentido de conseguir representar aglutinação e a junção de todas estas caracterizas numa só peça – num só edifício. Esta característica verifica-se com especial enfoque na área designada de “Portugal Monumental” situada no centro do parque temático. O arquitecto teve obrigatoriamente que seleccionar determinados elementos, os quais identificassem a região a ser retratada e conjuga-los num único pavilhão. Posteriormente verifiquei que devido à pouca identificação no local e fora deste, observei que muitos dos visitantes não conseguem identificar e reconhecer os elementos arquitectónicos lá representados. Deste modo, e utilizando o facto da ineficácia e da carência de informação no local, achei pertinente adoptar a mesma atitude de selecção que o arquitecto Cassiano Branco utiliza inicialmente no seu processo de trabalho. Esta selecção terá assim como ponto de partida, um conjunto estruturado de elementos, que aleatoriamente extraia partes, resultado da desconstrução. Um conjunto simplificado de elementos de difícil reconhecimento, será a resposta crítica à falta de informação histórica por todo o parque temático.

Desconstruir de forma aleatória e justificando um processo que vêm a devolver consecutivamente composições interessantes e coerentes, esta cruz tem toda estrutura e concepção para ganhar uma visualização credível.


No que toca a parte generativa, o conceito principal de toda esta critica assenta na desconstrução de um conjunto de elementos gráficos levando-os assim a uma simplificação gráfica. Desde formas mais minimalistas às mais complexas, há inúmeras soluções que se poderá obter deste elemento. Tendo em conta que a desconstrução é apenas feita pela matriz construtiva da Cruz da Ordem de Cristo, obteremos distintos desfechos para o logótipo.


A tipografia seleccionada para completar o logótipo designa-se de Adobe Caslon Pro. É uma variante do tipo de letra Caslon, uma fonte serifada desenhada por Carol Twombly em 1990. Podemos verificar que esta remete para aos tipos irregulares do barroco holandês, e que apresenta certos pormenores como: contraste entre os tipos, uma textura robusta, existência de uma cavidade côncava no ápice do A, características que subtilmente requintam todo o alfabeto.

1

Recomenda as competências de Carla Dias

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Cruz da Ordem de Cristo