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Artigo Científico @ Ana Simoes

A influência da experiência de mamografia na posterior adesão ao rastreio do cancro da mama

Resumo

Objectivos: Estudos anteriores apontam para a importância da avaliação da experiência de mamografia das mulheres que participam no rastreio de cancro da mama como indicador da qualidade de todo o processo e da futura adesão ao rastreio. A comunicação clínica é um aspecto deste processo que tem demonstrado grande relevância. Este estudo tem como objectivos: explorar a associação entre a satisfação com a experiência anterior de mamografia e a adesão ao rastreio do cancro da mama e estudar o contributo da comunicação técnico-paciente enquanto factor de satisfação com o processo de mamografia.

Métodos: Foi realizado um estudo exploratório, retrospectivo, transversal, com uma amostra de 70 participantes que realizaram uma mamografia de rotina no Hospital Pedro Hispano. As participantes responderam um questionário de autopreenchimento que incluiu os seus dados sociodemográficos, história pessoal e familiar de doença, e os questionários “Breast cancer knowledge, risk, and screening history” (Tang, 2009) e “Mammography experience” (Tang, 2009) traduzidos para Português.

Resultados: Verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a situação de desemprego e a adesão menos regular ao rastreio do cancro da mama (χ2 (1) = 4,73, p= 0,03). Por outro lado, as participantes que aderem mais regularmente ao rastreio reportam maior temor quando respondem à questão “Temo voltar a repetir a mamografia” (Z=-1,97, p=0,049).

Pelo contrário, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as participantes com adesão regular e menos regular ao rastreio do cancro da mama, no que diz respeito à Satisfação com o Hospital, Experiência Física, Experiência Psicológica, Comunicação com a Equipa e Comunicação com o Técnico.

As pontuações atribuídas à Satisfação com o Hospital e a Comunicação com a Equipa são relativamente elevadas, enquanto a Experiência Psicológica e Experiência Física receberam pontuações mais baixas.
Conclusão: A satisfação não é um dos factores determinantes para a adesão ao rastreio do cancro da mama. A adesão parece estar ligada a factores como a situação laboral e o medo de voltar a repetir o exame. Podemos concluir também que estas participantes estão satisfeitas com o Hospital, com a Comunicação com a Equipa e com a

A experiência de mamografia na posterior adesão ao rastreio do cancro da mama 14

Mestrado de Comunicação Clínica - FMUP

Comunicação Técnico-Paciente; a Experiência Física e Psicologia é pontuada com níveis baixos de satisfação.

Palavras - Chave: Mamografia, rastreio, adesão, satisfação, comunicação.

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