Entrar

Martelinhos de S. João, 2016 @ Sofia Vaz ART

Martelinho Portucalence

Participação na exposição coletiva de Martelinhos de 16 de Junho a 6 de Julho, Festas Populares de S. João´16. Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, Porto

Os celtas fundaram o primeiro burgo que haveria de dar origem à povoação romana de Portus Cale (o berço do Condado Portucalense).

O Martelinho Portucalense exibe alguns dos muitos ícones existentes daquela que é hoje, a cidade do Porto. Um vislumbre, desde o património arquitetónico ao natural, a arte da vinicultura… dos tempos antigos até à época contemporânea: A ponte D. Luis, o afamado Vinho do Porto, a Torre dos Clérigos, o edifício da Casa da Música, a Ribeira, o casario, o rio Douro, o barco Rabelo; as camélias e as gaivotas.

Técnica de Ilustração/pintura sob papel de algodão Steinbach{image 1}.

Materiais: Papel, lápis grafite, lápis de cor aguareláveis e caneta preta de bico fino (Drawing pen).

Martelinho Pregão

Participação na exposição coletiva de Martelinhos de 16 de Junho a 6 de Julho, Festas Populares de S. João´16. Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, Porto

Vender é uma arte com origens ancestrais. Antigamente os vendedores ambulantes apregoavam os seus produtos entoando os pregões. Um pregão é um anúncio proferido em voz alta. Os pregões concediam um sabor popular e musical aos mercados e às ruas. Infelizmente, esta técnica de venda encontra-se atualmente em desuso mas faz parte do património cultural português.
O referido pregão anunciado no martelinho pelas vendedeiras de peixe, circunscreve-se à cidade do Porto, o que não quer dizer que não existisse noutras localidades, numa linguagem popular tão característica das gentes do norte.
A sardinha faz parte do menu tradicional ingerido nas festas dos santos populares e do S. João, para além do pão fresco, do caldo verde e do vinho.

Colagem sobre papel
Materiais: Suporte em papel, tesoura, revistas e cola baton.
Fotografado por Canon EOS 60D

Martelinho Alho Porro

Participação na exposição coletiva de Martelinhos de 16 de Junho a 6 de Julho, Festas Populares de S. João´16. Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, Porto

Da ideia/esboço até ao produto final.

A curta metragem de making of sobre o tema “Martelo para que te quero” regista em imagem digital o processo de produção/realização de uma ilustração manual sob o título Martelinho Porro.
Este martelinho de S. João foi ilustrado sob a temática de um alho porro (vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos. A história do alho porro é anterior à era cristã, às práticas e fogueiras das festas dos santos populares. Registos históricos relatam que no século XIX existiam terrenos à volta da região do Porto onde este bolbo crescia a eito. Na noite de São João, os foliões colhiam um alho porro e batiam com ele na cabeça daqueles com quem se cruzavam, nas ruas. Era uma forma de saudação, mas dizem os populares que os protegia contra pragas e invejas.
Com o tempo e a industrialização, o alho porro foi progressivamente substituído pelo martelinho de S. João, em plástico.

Recursos materiais: Papel de algodão Steinbach, grafite, lápis de cor aguareláveis e pincel.
Fotografado por Canon EOS 60D
Filmado com Sony AVC HD- XR155, 3.1 Mega Pixels.

Edição de Luis Vaz (QuickFury): Adobe Premiere CC, 20/05/2016’
Música: Kevin MacLeod - AcidJazz (sem direitos de autor)

Making of Martelinho Alho Porro

0

Recomenda as competências de Sofia Vaz ART

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Martelinhos de S. João, 2016