Entrar

novando no segmento imobiliário @ Rodrigo moura

Inovando no segmento imobiliário ⚫  PEMI


Inovando no segmento imobiliário



Inovador em um segmento tão tradicional e bem estabelecido como o imobiliário é sempre dispendioso de imaginação, processo, e claro, de análise de dados e do mercado. 


Para a maior construtora de Minas Gerais, a proposta era unificar todos os serviços e processos da empresa com o consumidor em um único aplicativo.

 

Nele seria possível comprar um imóvel de forma independente, acessar boletos de financiamento, fazer simulação, e claro, acompanhar todos os status de progressos do imóveis adquiridos. 


Com um desafio gigantesco em mãos, comecei a pesquisar e estruturar como o aplicativo da Pemi seria uma inovação única no segmento imobiliário.

A problemática e os desafios


Entendendo que grande parte dos consumidores da PEMI estão na classe "C" e "D" e um percentual significativo precisa de um letramento digital, toda experiência no aplicativo deveria ser sucinta, simples e extremamente bem direcionada, além é claro, de potencializar as ferramentas de acessibilidade com fontes e ícone maiores, contraste forte e possibilidade de ter um processo de atendimento com voz.


Ainda foi pensado uma assistente virtual que acompanhará o usuário em cada etapa do processo, dessa forma, ao menor sinal de desistência do atendimento por não encontrar o que precisa, ela será ativada e direcionará o usuário para um atendimento humano com um especialista. 



Metodologia e pesquisa


Para compor toda a estrutura de dados para análise da soluções adotadas no aplicativo, contei com uma estrutura de mais de 15 anos com 75.000 clientes cadastrados, a partir dela, tive uma visão geral sobre o perfil dos usuários, os tipos de imóveis mais procurados, e principalmente, quais os serviços que mais são usados. 


Para compor ainda esse cenário uma formulário com 15 perguntas foi enviada para a base de 50.000 pessoas cadastradas na PEMI, desse percentual 75% responderam completamente a pesquisa. 


Com a mescla desses dados foi possível definir de forma clara quais as funcionalidades são essenciais para uma versão do MVP do aplicativo. 


MVP e Wireframe


Para um produto com escopo dão denso em funcionalidades desenhar e esquadrinhar quais funcionalidades são essenciais para criar um mínimo produto viável para o lançamento é primordial.


Usando uma matriz de impacto x esforço a estrutura de base do app e as funcionalidade que imprescindíveis para a primeira versão foram rascunhadas, e com isso o wireframe e o fluxo de experiência do usuário.


Abaixo o primeiro protótipo navegável com o fluxo desenhado e algumas funcionalidades implementadas no Adobe XD. 

1

Recomenda as competências de Rodrigo moura

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

novando no segmento imobiliário

Aplicativo para a PEMI, maior imobiliária para o público C e D do Brasil.