Entrar

Our Planet Week 2021 @ Sara Felgueiras

OUR PLANET WEEK 2021


Trabalhos desenvolvidos no âmbito da Our Planet Week 2021, um desafio de ilustração que visa criar consciencialização ambiental através da arte. Por cada ilustração realizada, uma árvore foi plantada pela associação One Tree Planted.

De 21 e 30 de março, ilustradores de todo o mundo criaram ilustrações alusivas ao tema do dia e publicaram-nas no Instagram. As temáticas desenvolvidas foram Proteção, Energia, Biodiversidade e Voz, respetivamente.

DIA 1 E 2 – PROTEÇÃO

Assim como uma mãe protege seus filhos, também é nosso dever proteger as futuras gerações, não apenas a humana, mas, principalmente, a de todos os seres vivos. Há que garantir que existe um futuro onde eles podem viver. E esse trabalho começa no presente.

DIA 3 E 4 – ENERGIA

Espero que o mundo possa funcionar só com energia renovável muito em breve. Como o próprio nome sugere, esta energia vem de fontes naturais que são constantemente restauradas. Então, porque raio ainda estamos a poluir o nosso planeta com os combustíveis fósseis?

DIA 5 E 6 – BIODIVERSIDADE

Existem milhões de espécies no mundo e cada uma delas não só é importante para o ecossistema em que está inserida como para o funcionamento geral do planeta. Acho que muitas vezes nos esquecemos que não estamos sozinhos no mundo. E muitas vezes nos esquecemos que as nossas ações não nos afetam apenas a nós. Ao prejudicar outros seres vivos, estamos a prejudicar-nos também, afinal, se continuarmos assim, não restará planeta.

DIA 7 E 8 – REUTILIZAR

“Se eu caibo, eu sento-me” pareceu-me um ótimo mote para este tema. Às vezes não precisamos de uma cama xpto, só precisamos de uma caixa de cartão.

Numa nota mais séria, considerando a sociedade em que vivemos atualmente, pode ser esmagador mudar os nossos hábitos do dia para a noite. O crucial é começar aos poucos. Basta escolher algo. Pode ser reduzir o consumo de carne para 3 dias por semana, começar a usar um champô sólido ou comprar uma escova de dentes de bambu. E, a partir daí, dar um passo de cada vez. Partilhar com os amigos. Não sentir culpa por não o fazer perfeitamente. Eu também não o faço. O que importa é criarmos, a cada dia, um impacto maior, juntes.

DIA 9 E 10 – VOZ

As abelhas são um grande exemplo de que, independentemente do tamanho, todas as espécies têm voz na Terra. Se as abelhas se extinguissem, todos os ecossistemas seriam profundamente afetados.

As abelhas são uma espécie-chave no nosso planeta, porque muitas outras espécies dependem delas para sobreviver. Há uma citação atribuída a Einstein que diz: “se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem não teria mais do que quatro anos de vida“.

1

Recomenda as competências de Sara Felgueiras

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Our Planet Week 2021

Trabalhos desenvolvidos no âmbito da Our Planet Week 2021, um desafio de ilustração que visa criar consciencialização ambiental através da arte. Por cada ilustração realizada, uma árvore foi plantada pela associação One Tree Planted.