Entrar

Facadas na Noite @ Marta Borges

Facadas na Noite foi uma editora independente portuguesa, sedeada em Braga, que iniciou as suas atividades em 1988. Dedicada aos sons mais “radicais”, a Facadas na Noite foi pioneira na edição de música industrial e eletrónica experimental em Portugal, editando (quase) exclusivamente em cassete. Procurando ilustrar o universo da Facadas na Noite desenhei especialmente para este poster e desdobrável um conjunto de letras com fita de cassete. O contraste entre as formas e o fundo procura enfatizar o formato cassete e refetir a própria atividade da editora e a cultura DIY.

Esta exposição teve como objetivo aumentar a reflexão multidisciplinar em torno dos processos de mudança na música contemporânea. Simultaneamente, refletiu acerca dos modos de produção e divulgação mais tradicionais – nomeadamente, o formato cassete – oferecendo uma reflexão sobre o lugar da “retromania” e da nostalgia na contemporaneidade que, como vários autores (Simon Reynolds, Gilles Lipovetsky, entre outros) têm vindo a enfatizar, marca hoje de um modo muito particular a esfera da música popular urbana e do design gráfico.

Realizada no âmbito da KISMIF International Conference esta exposição foi da responsabilidade de Paulo Vinhas e Pedro Quintela e marcou o 25.º aniversário da loja de discos icónica Matéria Prima (Porto).

1

Recomenda as competências de Marta Borges

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Facadas na Noite