Entrar


Quorum é uma emprea fictícia criada numa iniciativa chamada LGP (Linking Great Partners) que reúne três cursos académicos (Engenharia Informática, Mestrado em Multimédia e Design de Comunicação) e resulta da parceria de duas faculdades distintas: Faculdade de Engenharia e Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto. Esta colaboração consiste basicamente em criar uma cooperação entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento e comunicação de soluções e produtos de software.

Projeto desenvolvido em colaboração com Diogo Bessa.



A Marca

A partir do nome da empresa, Quorum, decidimos criar uma coerência visual com o conceito da palavra. Utilizando a forma circular e o desenho da letra Q, com uma tipografia simples como base, construímos um logo e logótipo, criando um exercício de legibilidade em que podemos ler a palavra Quorum utilizando apenas os traços essenciais para o efeito. Neste exercício criamos uma grelha e um código de desenho, que nos permite criar múltiplas extensões da marca, para assim criar novas formas e desenhos sem perder a sua identidade, ilustrando uma empresa tão coesa quanto permeável e adaptável.



Projetos

Em LGP cada uma das cinco empresas fictícias tinha em mãos 4 projetos para empresas reais.

A Quorum trabalhou com o Grupo@Work (ajuda na renovação do software do call center dos cinemas NOS), a Critical Software (criação de um sistema de mensagens de boas-vindas capaz de substituir o e-mail na comunicação interna da empresa), iTGrow (uma plataforma online para professores e estudantes chamada TrainingGrow) e Universidade do Porto (uma plataforma online para ajudar estudantes e professores na entrega correção de exercícios de programação).

Decidimos criar uma versão do logo para cada um dos projetos, alternando o símbolo e a cor da nossa empresa, estabelecendo uma maior conexão com as empresas com quem trabalhámos e diferenciando os grupos de trabalho que desenvolveram cada um dos softwares. O objetivo era oferecer ao cliente um serviço personalizado, definindo graficamente um grupo de trabalho, identificando os nossos projetos, equipas e a Quorum sem comprometer a sua identidade.



Vídeos Promocionais

Estes vídeos fazem parte de uma apresentação realizada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para explicar algumas das funcionalidades globais dos produtos desenvolvidos pela Quorum.

Idioma do Áudio - Portugês (Portugal)


0

Recomenda as competências de Nuno Oliveira

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.