Entrar

Lugar Marcado: A caça ao Óscar @ Rita Salvado

Zero Dark Thirty” é a expressão militar americana que corresponde à meia-noite e meia, a suposta hora em que se assassinou o terrorista Osama Bin Laden. Kathryn Bigelow aposta assim na fórmula que a fez ser a primeira mulher a receber um Óscar por realização, o filme de guerra, neste que é sem dúvida o seu filme mais polémico.

“00:30 Hora Negra” é, claramente, um filme pensado para o público americano, não fosse o retrato supostamente fiel da sua tão recente história. Com cenas explícitas de tortura, o filme não apenas sugere, como afirma que sem a mesma não se teria descoberto tão cedo a localização do mais procurado terrorista. Foram quase dez anos, depois dos atentados às Torres Gémeas, que a operação decorreu.

E é aí que o filme começa, a 11 de setembro de 2001, prolongando-se até 2 de maio de 2011, dia em que morreu o chefe da al-Qaeda. Kathryn Bigelow leva-nos na viagem exasperaste, e por vezes frustrante, da agente da CIA Maya, magnificamente interpretada por Jessica Chastain, que prova mais uma vez a boa atriz que é depois de “As Serviçais”.

Trata-se de um filme longo – com mais de duas horas e meia – e bastante pesado, o que o torna por momentos cansativo. A diversidade visual que a realizadora nos dá, com a sua variedade de planos e riqueza visual de todos os cenários, ajuda bastante, mas este não é um filme feito para agradar a grandes públicos (especialmente a nível internacional) e isso nota-se no argumento de Mark Boal. É um filme de americanos, para americanos, sobre americanos. É a sua versão da história, que desde o início do filme leva o espetador a refletir sobre as vítimas do 11 de setembro, através de uma cena muito forte. A audiência acaba por ser induzida à condescendência por toda a violência e tortura do filme, pois ficam a acreditar que chegou mesmo a ser necessária. Tudo isto com um ideal do “novo” presidente Obama, como o ponderado, correto e justo.

Baseado no depoimento verídico da agente “Maya” – afirma a realizadora e o seu argumentista: “00:30 Hora Negra é um filme forte e violento que conta com uma realização fantástica”. Nomeado para cinco Óscares da Academia, incluindo ‘Melhor Filme’, está nos cinemas por todo o país.

0

Recomenda as competências de Rita Salvado

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Lugar Marcado: A caça ao Óscar