Entrar

Postais de Vinho | Herdade Monte Branco @ Dânia Jorge

Briefing/Conceito

O estúdio Will Creative queria comunicar a sua marca durante

a Feira de Vinhos ProWein em Dusseldorf/Alemanha com um material gráfico

que fosse sustentável e estivesse conectado com o tema dos vinhos.


A ideia surge nos postais que antigamente se escreviam quando as pessoas viajavam para um lugar novo.


O objetivo destes postais era dar valor ás raízes, à tradição e ao compasso lento que faz parte da produção de um vinho.



Matéria Prima/Processo

Os postais para serem sustentáveis foram concebidos desde a escolha da matéria prima orgânica, neste caso o reaproveitamento das sobras da produção de vinhos fornecidos pela Herdade do Monte Branco em Vendas Novas.



DESLOCAÇÃO

A distância foi planeada para a redução do CO2. Foram usados transportes públicos para ir levantar a matéria prima na Herdade e deslocar-me até á Fábrica Moderna de Marvila para a gravação a Laser dos postais.



PAPEL RECICLADO ARTESANAL

Para o fabrico artesanal dos postais utilizei 3 placas de filtração usadas de uma antiga produção, Sarro e Grainhas das Uvas para criar textura no papel.

O Sarro foi aplicado como fixador para manter a cor da uva que já vinha nas placas de filtração.

TEMPO PROCESSO ARTESANAL

Demorei 3 dias a produzir os papeis reciclados, 4 dias para a secagem e 2 dias para cortar os papeis em dimensão A6.

IMPRESSÃO

Com o objetivo de reduzir a pegada de CO2, optou-se pela gravação a laser porque é preciso e gera menos resíduos comparado a outras técnicas.

DESIGN CIRCULAR

O projeto foi desenvolvido pelos princípios do design circular. Desde o reaproveitamento de matéria prima, uso de transportes públicos na deslocação e na impressão.


Após o uso deste postal, ele pode ser reciclado por ser um monomaterial e pode ser reutilizado para fins criativos.

1

Recomenda as competências de Dânia Jorge

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Postais de Vinho | Herdade Monte Branco

Os postais foram elaborados de forma artesanal com o reaproveitamento das sobras da produção de vinhos fornecido pela Herdade do Monte Branco em Vendas para serem usados na promoção do estúdio Will Creative durante a Feira ProWein em Dusseldorf/Alemanha.