Entrar

| WORKSHOP MODELO A |


FORMADOR: MARCO BALESTEROS

30 A 31 DE MAIO

Duração aprox.: 10 horas.
Materiais necessários: Motivação e abertura para pensar e trabalhar de forma experimental.
Local: Tertúlia Algarvia

Objetivos: Este workshop pretende explorar as noções da edição DIY, com enfoque nos usos e funções/limitações, operacionais/conceptuais de uma fotocopiadora.

Resumo: Na Europa em 1440, o ourives Johannes Gutenberg criou a prensa móvel devido à crescente procura por parte do público europeu de livros de custo acessível. Nessa altura os livros transcritos à mão poderiam ascender a quantias exorbitantes, equivalentes ao preço de uma quinta ou de uma vinha, esta inovação de Gutenberg abriu caminho à democratização do conhecimento e à preservação e disseminação da cultura.

A prensa móvel de Gutenberg teve um impacto na Europa e no Mundo semelhante à invenção da escrita, do alfabeto ou da internet. Esta inovação foi também um factor decisivo na consolidação de uma comunidade científica, que poderia deste modo comunicar mais facilmente e divulgar os seus conhecimentos. A partir deste momento o conceito de autoria tornou-se mais significativo e lucrativo.

Em 1949 a Xerox Corporation inventa o Model A. Esta máquina de dimensões e custos reduzidos representou um salto gigantesco na democratização da publicação e edição. Representou uma verdadeira revolução pois permitia a qualquer um, sem conhecimentos técnicos especializados, a cópia, manipulação, edição e criação de conteúdos. Abrindo assim caminho para a massificação das chamadas publicações DIY, como a Sniffin' glue ou a Jamming de Mark Perry.

Marshal mcluhan escreveu:
Xerox comes as a reverse flip as the end of the Gutenberg cycle; whereas Gutenberg made everybody a reader, Xerox makes everybody a publisher.
(MCLUHAN, Marshall (1974), “At the Moment of Sputnik the Planet became a Global Theater in which there are no Spectators but only Actors” in McLuhan, Eric e Gordon, W. Terrence, Marshall McLuhan: Unbound, Gingko Press: Londres, Nova Iorque, 2005.)

1

Recomenda as competências de Andreia Cirne Santos

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.