Entrar

Graphic Novel - Livro do Desassossego, Fernando Pessoa @ AnaPaiva

“São as minhas confissões e, se nelas nada digo, é que nada tenho para dizer.”


É como Fernando pessoa apresenta o livro que escreveu sob o heterónimo Bernardo Soares e onde revela a sua vida oculta. A obra começou a ser escrita aos vinte e cinco anos de Pessoa, acompanhando-a o resto da vida e é como um labirinto onde o autor procura responder a questões como “quem sou eu?” ou “como posso explicar a realidade?” Dúvidas fundamentais do modernismo, que teve em Fernando Pessoa um dos seus representantes máximos. A obra levou vinte anos a ser escrita e ficou incompleta. São mais de 500 textos sem principio, meio nem fim, escritos por aquele que numa só noite criou três identidades distintas para o acompanharem na criação poética: o mestre Alberto Caeiro o médico Ricardo Reis e o engenheiro Àlvaro de Campos. Como testemunha de um Fernando Pessoa desconhecido, ficaram Bernardo Soares e “O Livro do Desassossego”.

o Livro do Desassossego é uma obra-prima pouco convencional, resistente às habituais classificações literárias. A palavra desassossego refere-se à angústia existencial do narrador, sim, mas também à sua recusa em ficar quieto, parado. Sem sair de Lisboa, este viaja constantemente na sua maneira de ver, sentir e dizer. Ler este livro, repleto de emoção e observações penetrantes, é uma experiência estranhamente libertadora.

Esta versão respeita a original encontrando-se divida em duas partes: o Diário de Bernardo Soares na primeira e Textos refletivos de Fernando Pessoa na segunda. Inclui ainda em apêndice, dentro do envelope, excertos, textos assinados por outro heterónimo de Pessoa – Vicente Guedes, Notas e Cartas de Fernando Pessoa sobre o Livro do Desassossego.


"...mas tudo fragmentos, fragmentos, fragmentos."

1

Recomenda as competências de AnaPaiva

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.