Entrar

'LA FEMME_A/W 17' , Ana Borges @ Ana Borges

Para a criação do coordenado para a estação de Outono-Inverno 2016/17, a inspiração surge essencialmente do feminismo, das obras da arquiteta Zaha Hadid e das ilustrações do artista Andreas Lie.

Sendo o feminismo um tema forte e que cujo objetivo é valorizar a dimensão da mulher, aproveitou-se esta temática para mar- car a essência do coordenado e a definir o público-alvo ao qual as peças se dirigiam, sugerindo uma mulher com atitude, segura e que marca a sua presença na sociedade em que vive.

Sabendo que as mulheres foram as grandes impulsionadoras para a igualdade entre géneros, estas foram uma grande referência na recolha de informação, sobretudo aquelas que lutaram pelo direito ao voto, assim como as que se iniciaram no mercado de trabalho.

Os uniformes que as operárias começaram a usar nos seus postos de trabalho tinham um ar muito masculino e militar, tendo sido influenciadas pela presença de divisas nas peças e uma linguagem mais masculina nas mesmas. Os macacões eram uma peça muito usada por elas, pois faziam parte o uniforme por serem confortáveis e práticos. As fivelas, um elemento muito predominante nos macacões, foram inseridos nas peças de forma diferente tornando-se num dos detalhes principais. A ideia do desgaste e do sujo, para além de surgir dos uniformes das operárias quando se encontram nos seus postos de trabalho, surge também dos trabalhos do ilustrador Andreas, pois estes transmitem essa mesma ideia de sujidade.


A seleção dos materiais para o coordenado teve influência no tipo de materiais que as mulheres da altura usavam com mais frequência quer no seu dia-a-dia, quer nas fábricas.


A paleta de cores geral do coordenado surge a partir de uma imagem de roldanas das máquinas das fábricas. Conseguindo uma variedade de tons, que juntos for- mam uma coerência em toda a coleção.

1

Recomenda as competências de Ana Borges

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

'LA FEMME_A/W 17' , Ana Borges