Entrar

DESIGN DE SUPERFÍCIES COMPLEXAS. EXPLORAÇÃO 3D @ Julia Utime


PT

As superfícies estão presentes em todos os objetos da vida cotidiana, seja de modo visual ou tátil é sempre a fronteira entre dois elementos, sejam materiais ou virtuais. O objeto de estudo neste caso tem como objetivo investigar e explorar os potenciais que o Design de Superfícies com apoio da arte computacional pode ser um meio de criação de novos artefatos.

O Design de Superfícies como área de investigação e exploração criativa e funcional, em termos computacionais e tecnológicos, é uma área do conhecimento em acelerada expansão. Por meio do contexto histórico, artístico e técnico das superfícies procura-se compreender o que já existe e expor novas alternativas no desenvolvimento, implementação e fabricação destes artefatos com formatação tridimensional.

A exploração do design paramétrico e generativo é realizado por meio da modelação e articulação de parâmetros e padrões no processo cruzado entre tecnologia e design criativo. Trata-se de operar em ‘programação visual’ (scripts embutidos) além das linhas e planos, e portanto, manipular parâmetros transformadores da construção geométrica da forma, como dimensões, volume, rotações, translações, torções, pontos atratores, entre outros. Para tal, foi desenvolvido algoritmo construtivo implícito como ferramenta de criação, modelação e simulação de superfícies complexas tridimensionais, com componente generativa.

A ferramenta consiste em auxiliar a estrutura dos sistemas de sombreamento em fachadas, potencializando assim as propriedades da estrutura envoltória dos edifícios como ponto essencial de sombreamento e poupança energética.

Desenvolveu-se um construtor de superfície, onde, de acordo com a necessidade proposta é possível manipular aspectos morfológicos com aplicação funcional.

Éa partir da parametrização da superfície envoltória das edificações queé possível auxiliar e otimizar o desempenho das fachadas como barreiras às radiações solares indesejadas, como também a contenção de calor quando necessário.


EN

Surfaces are present in all objects of everyday life, be it visual or tactile mode it’s always the boundary between two elements, whether material or virtual. The study object in this case aims to investigate and explore the potential that the ‘Surface Design’ with computational art support can be a ‘way of creating’ of new artifacts.

The ‘Surface Design’ as a field of research, creativity and functional exploration in computer and technology terms, is an area of knowledge booming. Through the historical, artistic and technical contexts, it’s needed to understand what already exists and then expose new developmentalternatives, implementation and manufacturing of these devices with three-dimensional format.

The parametric exploration and generative design are accomplished through modeling and articulation of parameters in the cross-process between technology and creative design. It is operating by “visual programming” (embedded script) beyond lines and planes, and so the manipulation of geometric construction as shape, dimensions and volume, rotations, translations, twists, attractor points, among others. To this end, the objective was developed constructive algorithm as authoring tool, modeling and simulation of complex three-dimensional surfaces with generative component.

This tool aims to be an aid to the shading systems structure for facades technologies, and so enhancing the properties of envelope structures of buildings as a key point of shading and energy saving.

An algorithm/programme was developed for surface construction, which, according to the proposal need it’s possible to manipulate morphologicalaspects with functional issues.

From the parameterization of envelope surfaces of buildings, it’s possible to assist and optimize the performance of facades as barriers to unwanted solar radiation, as well as the heat containment when necessary.


0

Recomenda as competências de Julia Utime

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

DESIGN DE SUPERFÍCIES COMPLEXAS. EXPLORAÇÃO 3D