Entrar

ESCOLA FUNDAMENTAL @ Julia Utime


PT

Projeto de Escola de Ensino Fundamental em Curitiba, Brasil, situada em um terreno de esquina, priorizou, como ponto de partida os fluxos e acessos dentro e fora de uma escola de ensino fundamental que garantissem maior segurança e triagem automática de alunos, pais e funcionários.

As edificações foram implantadas de modo que o grande pátio fosse o elemento de ligação entre importantes áreas de funcionamento: o refeitório, a administração dos alunos e a enfermaria. Essa relação se intensifica através da existência de espaços de permanência que se encontram permeáveis à paisagem.

Foi aproveitado ao máximo a topografia existente, uma vez que a disposição dos prédios, seus acessos e fluxos foram definidos pelos níveis do terreno, e com isso, foi possível o uso de balanços, áreas descobertas, diferenciação de circulação e permanência, espaços que integram, que servem e são servidos.

O volume em ‘L’ que localiza-se acima do pátio coberto concentra todas as salas de aulas. A escolha por formas simples, volumes sobrepostos que trabalham junto com os desníveis do terreno, facilitaram fluxos, acessos e possibilitaram a criação de áreas de vazio interessantes, bem como articularam os edifícios de maneira que atingissem o melhor aproveitamento para todas as atividades escolares.


EN

Elementary School project in Curitiba, Brazil, located on a corner lot, prioritized the flow and access inside and outside in order to ensure greater security and automatic sorting of students, parents and staff .

The buildings were implemented so that the large patio was the connection between important areas of functioning: cafeteria, administration of students and the infirmary. This relationship is intensified by the existence of permanent spaces that are permeable to the outside landscape.

It has been taken full advantage of the existing topography, once the layout of the buildings, their access and flows were defined by the ground level, and it was possible to use cantilevers, uncovered areas, traffic differentiation and residence spaces that integrate, that serve and that are served.

The volume “L” which is located above the covered patio concentrates all classrooms. The choice of simple shapes, overlapping volumes that work together with the uneven terrain, facilitated flows, access and enabled the creation of interesting empty areas and buildings articulated in a way to achieved the best use for all school activities.

0

Recomenda as competências de Julia Utime

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

ESCOLA FUNDAMENTAL