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ROBÓTICA PARA CIDADES INCLUSIVAS @ Julia Utime


PT

O projeto com o objetivo de criar uma estrutura robótica em ambiente digital com exigências analógicas. Em parceria ao Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra, foi desenvolvido um esqueleto/pele para um robô de assistência individual para ajuda e auxílio de pessoas com deficiência em alguns ambientes específicos, afim de explorar a concessão de um passo vital na direção de sociedades e cidades mais inclusivas.

O robô deve ser capaz, por exemplo, de guiar uma pessoa com algum tipo de deficiência visual através de um contexto urbano ou interior difícil, deve auxiliar na locomoção de pessoas que necessitam de algum tipo apoio físico.

Por meio da modelação paramétrica foi desenvolvido o esqueleto e pele exterior do robô de cerca de 130 centímetros de altura, 3 rodas de apoio, suporte para computadores portáteis, bem como uma cabeça virtual.

Este modelo foi construído através do software Rhinoceros 3D + Grasshopper e Cinema 4D e seu protótipo foi concebido com o suporte do FabLab Coimbra.

Oprojeto ‘Materializing the digital: Robotics for inclusive cities’ foi um projeto selecionado para o FAB10, realizado em Barcelona, 2014.


EN

The project aims the creation of a character shaped in digital environment constrained by analogue requirements. In association with the Institute for Systems and Robotics (ISR) from the University of Coimbra, it was developed a skeleton and outer skin for a robot for individual assistance to help and support disabled people with special needs, granting a vital step in the direction of more inclusive societies and cities.

The robot should be able to guide a person with some kind of visual impairment through a difficult urban or indoor context. It should also support locomotion of those who need some kind of physical assistance.

Through parametric modeling, the skeleton structure and the skin was developed with approximately 130cm of height, 3 wheels drive, support for portablecomputers, as well as a head on screen.

This model was built with Rhinoceros 3D + Grasshopper and Cinema 4D and the prototype was conceived with FabLab Coimbra support.

The project ‘Materializing the digital: Robotics for inclusive cities’ was a project selected for FAB10 in Barcelona, 2014.

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