Entrar

Universidade de Coimbra
Design Generativo - Penousal Machado
2017 

Este projeto teve como objetivo desenvolver capas de livros utilizando técnicas generativas para a série Cemitério dos Livros Esquecidos, do autor espanhol Carlos Ruiz Zafón. Esta série é composta por 4 livros: A Sombra do Vento (2001), O Jogo do Anjo (2008), O Prisioneiro do Céu (2011) e O Labirinto dos Espíritos (2016). Os quatro livros estão ligados entre si, formando um ciclo entre personagens e linhas dramáticas que estendem pontes narrativas e temáticas, apesar de cada um deles apresentar histórias completas e independentes. 

Aproveitando o facto de as histórias, quer pelas personagens, quer por locais ou histórias, se cruzarem entre livros, a ideia para a criação dos artefactos para as capas passa por tentar perceber quais os aspetos que os 4 livros têm em comum, de modo que, através da capa, seja percetível de que forma as histórias estão interligadas.

O algoritmo generativo lê um conjunto de palavras-chave de todos os livros e
tentar perceber, em termos práticos, se a sua incidência é significativa e se permite criar uma relação entre eles palavras específicas e conta a sua presença no texto. A partir do número total de cada palavra chave, o programa vai desenhar figuras retangulares cujo tamanho irá variar conforme a sua importância, sendo tanto maior quanto mais vezes determinada palavra é repetida. O resultado permite saber a relação existente entre os livros e a importância de determinados personagens e sítios no enredo da série. 
A página inicial de cada livro explica a relação da capa com a história.

0

Recomenda as competências de Daniela Castro

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Generative Book Covers

Academic project that uses generative art to compose the book covers of a novel’s series called “Cemitério dos Livros Esquecidos”, by Carlos Ruiz Zafón