Entrar

Homenagem à Cadeira Portuguesa @ André Mata

Homenagem à Cadeira Portuguesa por Ana Rita Soares e André Mata, com o apoio Dimensão Nova.


Pretendemos que a cadeira seja um reflexo e um prolongamento das fachadas e ruas de Lisboa a com o toque e odor da nossa cortiça tão portuguesa. 


O azulejo surge em pedaços, desconstruído e dissimulado na sua cor. Com os seus 500 anos de produção nacional, é caso único como elemento decorativo e arquitetónico. Mudou a nossa paisagem urbana. A partir do século XIX, ganhou mais visibilidade, e saiu dos palácios e igrejas para as fachadas dos edifícios, numa estreita relação com a arquitetura.


A nossa paisagem urbana iluminou-se com a luz e cor dos azulejos, presentes em muitos cantos da nossa cidade e país. Por todo o lado, nas fachadas das casas, nos miradouros, nas estações de metro nas fachadas de igrejas, contam as mais variadas e idílicas histórias.


Visível nas varandas e fachadas lisboetas, o ferro forjado trabalhado e ondulante é transposto para a cadeira com uma abordagem mais minimalista, em branco para uma fusão na estrutura tubular da cadeira, como que um vislumbre de uma varanda acoplada à fachada de azulejos.


A Cortiça dá-lhe alma, estilo e conforto.

Conceito:

Peça Final:

1

Recomenda as competências de André Mata

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Homenagem à Cadeira Portuguesa

Homenagem à Cadeira Portuguesa - Cadeira Gonçalo