Entrar

Álbum Dedicado ao Papa Emérito Bento XVI @ Miguel Bernardino

No contexto de uma encomenda comissionada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, foi possível levar a cabo uma diligência de grande importância e oportunidade histórica. Um exemplar único, cuja impressão e encadernação foram executados com o devido rigor e empenho. Os seus acabamentos devem-se ao atelier Traça Pombalina, pelo mestre Vasco Antunes, que aplicou papel marmoreado nas guardas do livro, na caixa arquivadora e no recurso à gravação a ouro pelo meio de ferros comissionados especialmente para o efeito.



O desafio proposto pela Irmandade consistiu na concepção de um livro-álbum fotográfico dedicado a Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI, relativo à história da Real Obra de Mafra, à Ordem Terceira de S. Francisco da Real Basílica de Nossa Senhora e de Santo António de Mafra, assim como às procissões realizadas pela referida Ordem, actualmente incorporada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento. Actualmente, estas procissões ainda são parte integrante da tradição mafrense, remontando ao ano de 1740.

Nos títulos principais deste objecto foi aplicada a fonte tipográfica Manoel Display Romano na qual já tinha sido por mim terminada no âmbito do programa da Unidade Curricular de Tecnologias da Edição, Materialidade e Imaterialidade II do primeiro ano do Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. O exemplar exposto fotograficamente é uma cópia numerada concebida para fins de arquivo.


0

Recomenda as competências de Miguel Bernardino

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Álbum Dedicado ao Papa Emérito Bento XVI

Paginação do álbum dedicado ao Papa Emérito Bento XVI.