“Limpar Luanda” projeto fictício sobre design social, que veio do pensamento como o design pode moldar a sociedade, realizado no início de 2020. A questão do excessivo lixo nas ruas de Luanda e a não adesão das práticas de reciclagem foi o tema escolhido. No âmbito do design de gráfico, o Lettering foi a área que escolhi para tentar comunicar este problema.
O lettering seria aplicado em um candongueiro, é um transporte coletivo muito usado em Angola. Geralmente é pintado de branco e azul. No vidro traseiro de algumas dessas vans aparecem dizeres que podem ser gírias, provérbios, títulos de música ou até versículos bíblicos. Essa “cultura” dos dizeres em autocolante vinil no vidro de trás desconhece-se a origem, mas é algo muito comum nos dias de hoje. Eles até podem servir de entretenimento durante trânsito. Já que alguns desses dizeres não abordam nenhum tema com relevância, é um bom suporte para o Lettering que criei. Da mesma maneira que as pessoas memorizam esses dizeres banais e por vezes com caráter cómico, é importante também utilizar este modo de comunicar para expor assuntos relevantes a sociedade.
Nossa terra, nosso problema
Mais terra, menos lixo
Limpar Luanda em todos os sentidos!
Lixo se atira, lixo se respira
Kaluanda limpa Luanda
Luanda chama kaluanda
De consciência e Luanda limpa
O “L” é de Luanda não é de lixo.
Chão e lixo na combina.
“Limpar Luanda” projeto fictício sobre design social, que veio do pensamento como o design pode moldar a sociedade, realizado no início de 2020. A questão do excessivo lixo nas ruas de Luanda e a não adesão das práticas de reciclagem foi o tema escolhido.
Por favor atualiza o browser para utilizares a Indústria Criativa corretamente e também para navegares em segurança pela Internet fora.
Atualizar browser