Entrar

Tabletop (Tabuleiro) - Simulacro


Este projecto foi para uma cliente especial a Drª Ana Pinto de Oliveira, Professora da Universidade de Algarve.

O projecto consistia em desenvolver um tabuleiro para a pós-graduação em Ação Humanitária, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade de Algarve.


O TABLETOP foi desenvolvido para a Pós-Graduação foi utilizado como uma ferramenta de trabalho/ensino que proporcionou uma simulação dos problemas humanitários existentes na realidade.


As peças do tabuleiro são de madeira e foram cortadas numa carpintaria aqui do meu bairro, de forma a reduzir o CO2. Foram cortadas na carpintaria e lixadas 496 peças de madeira. A parte de lixar a madeira teve de ser à mão feito por mim. A pintura fiz com spray mtn (Montana Colors).


Cada peça está pintada de uma cor para corresponder a Tendas Dormitório (Cinzento), Tendas Saúde (Vermelho), Tendas Escolas (não foram pintadas), Latrinas (cinzento), Água (azul), Comida (amarelo), Kit Higiene (verde).


No mapa vemos uma parte da Etiópia e o objectivo era poderem simular um campo de refugiados antes de fazer uma deslocação ao terreno em caso de emergência da chegada de milhares de refugiados, oriundos do Sudão, ao distrito de Guba, onde vários desafios surgiam.



Fotografia dos alunos durante a simulação

Na simulação tinham de ver qual seria o melhor local para alojar os refugiados? Que impacto estas populações deslocadas têm no alcance das metas dos ODS? Como organizar um campo de refugiados? Quais as estratégias a definir perante um surto de cólera?

Como slow designer fico grata por ter aceite este desafio e ver algo simples como um tabletop vir ajudar futuros médicos em acções humanitárias na vida real.


Artigo Publicado: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7109511336098770947/

0

Recomenda as competências de Dânia Jorge

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

Mapa Humanitário

Este projecto foi elaborado em 2022 para Drª Ana Pinto de Oliveira, Professora da Universidade de Algarve. O projecto consistia criar um Tabletop para simular um campo de refugiados na Etiópia para os alunos de pós-graduação de Ação Humanitária.