Entrar

METAMORFOSE CULTURAL @ David Afonso

Este projeto procura relacionar o Museu de Arte Contemporânea de Serralves com um autor, Mel Bochner, e com as suas intenções na obra Theory of Painting.

Museu

Serralves é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal. Através de exposições e programas culturais, o museu promove a fruição e a compreensão da arte e da cultura contemporâneas. No interior, a iluminação artificial combina-se com a luz natural e a grande flexibilidade e capacidade de transformação dos seus espaços dá resposta à diversidade e imprevisibilidade da arte contemporânea que aqui é exposta.

Autor


Mel Bochner, na obra Theory of Painting aproxima-se do método de Pollock e inspira-se numa imagem de Matisse a pintar no seu estúdio sobre um tapete de jornais. A obra apresenta quadrados azuis pintados com spray em folhas de jornais através de quatro arranjos no chão, respondendo a também quatro variações de palavras cohere/disperse. sendo um trabalho conceptual, este é reproduzido em cada nova exposição usando jornais locais. A procura de significado nas diferentes composições sugere uma experiência similar à de um jogo, cujos objetivos e regras permanecem um mistério.

Livro-objeto

Como ponto de partida, é assumida a relação gráfica com Theory of Painting. os quatro spreads deste livro procuram reproduzir os quatro arranjos da obra.

As folhas de jornal usadas como suporte na obra, são alvo de transformação para uma capa dura. Através do processo de corte, colagem e sobreposição de páginas, a legibilidade destas desaparece reforçando assim o intuito de proteção.


A associação ao museu é explorada através da escolha do papel vegetal como suporte, onde a transparência deste sugere a capacidade de iluminação natural caraterística de serralves, e através das palavras metamorfose cultural, sendo estas uma interpretação pessoal do contributo do museu na comunidade.

1

Recomenda as competências de David Afonso

Entra na tua conta ou cria uma conta para comentar.

METAMORFOSE CULTURAL