O que é o trabalho e o que constitui o “valor” do trabalho?
O valor e a noção de trabalho não teve sempre o mesmo significado.
O trabalhador deve receber pelos serviços e exercer de acordo com as suas competências!
Se trabalhamos de graça, alguém irá beneficiar com isso. Isto é, o preço e o valor do nosso trabalho
irá para o outro. É nesta perspectiva que se pretende mostrar que o trabalho de graça é desfavorável
e adverso ao próprio e à profissão, dado que trabalhar de graça reduz o valor do nosso trabalho.
São as empresas/identidades que ganham e aproveitam o trabalho gratis. Ora o profissional apresenta o
seu saber, o seu portfolio, as suas qualidades, produz, mas beneficia a empresa sem ser reconhecido.
A empresa não paga, no entanto alcança notoriedade e rendimento com o mérito do trabalho gratuito
o que sugere uma forma de explorar e derespeitar qualquer que seja o sujeito e a sua profissão.
Se pretendes trabalhar sem receber, existem organizações e instituições sem fins lucrativos onde se pode
fazer trabalho voluntário. Aí sim, deves legar o teu tempo e preço pelo bem-estar de outras pessoas
ao mesmo tempo que trabalhas por uma causa com a qual te identificas.
Não te esqueças que ao trabalhar de graça:
☹ Alguém irá beneficiar com isso;
☹ O preço e o valor do nosso trabalho irá para o outro;
☹ Trabalhar de graça reduz o valor do trabalho;
☹ Quem trabalha de graça é porque quer e nesse caso não tem direito a nada nem a reclamar;
☹ Trabalhar de graça desvalorizamos os outros profissionais, os outros colegas tirado-lhes
a oportunidade de se afirmarem e acreditarem no mercado e na profissão;
☹ Sempre que dizes sim a um trabalho de graça podes estar a tirar a oportunidade de outro colega;
☹ O trabalho de graça vai baixar o preço dos serviços da profissão e fazer com que o cliente
subestime e subvalorize o trabalho importante;
☹ Ganha o cliente/empresa/identidade.
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Projecto no decorrer do Mestrado em Design de Comunicação na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, inspirado no Anime/Manga Pokémon.
Obrigado por visualizar!
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Projecto no decorrer do Mestrado em Design de Comunicação na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, inspirado no Anime/Manga Pokémon.
Por favor atualiza o browser para utilizares a Indústria Criativa corretamente e também para navegares em segurança pela Internet fora.
Atualizar browser